O melhor da natureza para a sua pele

Benefícios da Calêndula

27-03-2014 20:49
A calêndula (Calendula officinalis L.) é uma planta da região do Mediterrâneo conhecida por suas propriedades adstringentes, analgésicas, antiabortivas, antifúngicas, calmantes, cicatrizantes; reguladora da menstruação; anti-inflamatória; anti-séptica; bactericida; tonificante, suavizante e refrescante da pele; diurético; depurativo do sangue; imunoestimulante; sua tintura alivia sintomas de traumatismos; pomadas e compressas à base de calêndula ajudam a tratar furúnculos e varizes e também ajuda a amenizar cólicas.
 
 
Ela contém em sua composição o óleo essencial, flavonóides, beta-sitosterol ácido oleanóico, saponinas, mono, di, triterpenos, entre outros. O chá das flores é excitante e antiespasmódico, usando-se igualmente contra a icterícia e escorbuto e inflamações purulentas. Tradicionalmente tem sido usada como cataplasma ou chá, para promover a drenagem do inchaço das glândulas do linfo, tal como em amigdalites e como uma parte da terapia para o câncer uterino e o câncer da mama.
O ácido oleanólico possui ação suavizante para peles sensíveis, avermelhadas. Favorece a regeneração de tecidos danificados, e exerce efeito antiséptico. As muscilagens e os flavonóides reforçam a ação cicatrizante. A tintura de Calêndula é usada para curar o trauma causado por ferimentos da cavidade bucal, bem como no tratamento de hemorragia nas gengivas. O beta-sitosterol presente nela pode competir com substâncias endógenas envolvidas no metabolismo de compostos androgênicos, além de inibir a síntese de prostaglandinas no tecido prostático.
 
Fonte:
https://atarde.uol.com.br/cienciaevida/materias/1566726-beneficios-da-calendula
 

Pesquisar no site

Contactos

Pure Oils Porto 911762690